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"Belo Viaduto Santa Iphigênia"
O bairro de Santa Iphigênia, junto com o dos Campos Elísios foi crescendo e recebendo os paulistas fazendeiros, comerciantes, que queriam passar a morar na Capital para cuidar de suas fortunas, e criou-se a necessidade de ligar os planos altos da cidade
 

                        7 =  Viaduto Santa Iphigênia

 

Início das obras       = 1910           ( prefeito Antonio da Silva Prado )

Inauguração            = 1913           ( prefeito Barão de Duprat )

Projeto                      =  Escritório Micheli & Chiappori

Execução                  =  na Bélgica, de toda a parte metálica, pela – Société

                                        Anonyme dês Aciéres d’Angleur Tilleur Lês Lièges.(44 e 45)

Finalidade                =  ligar o Largo São Bento à Rua e Igreja Sta. Ifigênia e ao

                                        novo bairro da Luz e de Santa Ifigênia

Estrutura                  =  em aço laminado e do tipo tabuleiro superior, constituído

                                        por 5 vigas independentes, nos 3 vãos em arco, e 5 vigas

                                        retas nos 2 vãos das extremidades

Vigas                         =  as vigas repousam sobre os pilares por meio de apoios 

                                        fixos, de rótulas; no encontro, os apoios móveis permitem

                                        as variações de comprimento, devidas às mudanças 

                                        de temperatura.

Dimensões               =

   Comprim. total     =  225       metros

     e 5ª etapa        =     30,60 metros

   ( vãos retos )

   2ª – 3ª e 4ª etapa =     55,00  metros 

   ( vãos em raio )

   Largura total         =     13,60  metros

      leito carroçável =       8,50  metros

      passeios (2)        =       2,55  metros, cada

Piso de tipo              =  estrado de abobadilhas, de tijolo comprimido, para

                                        servir de base ao calçamento de paralelepídedos especiais                                 sobre uma almofada de 15 cm, de areia grossa.

Guarda-corpo         =  grades feitas na Bélgica, de ferro forjado, com montantes

                                        de ferro fundido, ornamentados.

Passeios                    =  exteriormente, consolos suportam os passeios em

                                        balanço.

Bondes                      =  ao longo do viaduto serão estabelecidas duas linhas de                             bondes, afastadas igualmente do eixo do viaduto.

 

 

(fontes) Livro “Arquitetura do Ferro e Ferroviária em São Paulo

               de Beatriz Mugayar Kühl  - ano 1998

              

               (44) e Benedito Lima de Toledo, op. cit., p. 76

 

(45) segundo observou Revista de Engenharia de 1911 no artigo       “Viaducto de Sta. Iphigênia”

 

                       

 

 
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