Home - Sobre - Newsletter - Contato - Anuncie - Comprar Fotos

www.belapauliceia.com.br - Tudo sobre São Paulo 

SP Economia Mundial Paulicéia Artes Ciência e Cultura Gastronomia Arquitetura

Busca:

  SP Economia Mundial

  Paulicéia

  Artes Ciências Cultura

  Gastronomia

  Arquitetura



 



  Institucional
  Fale Conosco
  Clima Tempo
  CET

Publicidade

Museu de Zoologia:"Evolução para todos" ! expo ampliada
Uma série de documentários e filmes, selecionados da Mostra Internacional "Ver Ciência" e Produzidos por televisões de diversos Países.
 

 

MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP AMPLIA EXPOSIÇÃO

 

EXPOSIÇÃO TRAZ CICLO

DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS SOBRE DARWIN

 Diariamente, durante os meses de janeiro e fevereiro. Museu exibe ciclo de filmes e documentários relacionados à obra do cientista britânico, completando uma exposição, cuja temporada vai até 28 de fevereiro

Nestas férias, o Museu de Zoologia da USP inclui uma nova atração em sua exposição "Charles Darwin: Evolução para todos!" Trata-se de uma série de documentários e filmes, selecionados da Mostra Internacional Ver Ciência e Produzidos por televisões de diversos Países.

Entre as enguias destacam-se produções inéditas da BBC, como "A Perigosa Idéia de "Darwin", "O jardim de Darwin", "Darwin e a árvore da vida" e "A viagem de Charles Darwin ao Brasil". De terça a domingo, em duas sessões, às 14h e 15h. (* Ver no final programação completa dos filmes, sinopses e datas)

A Exposição

Com curadoria de Maria Isabel Landim, uma das maiores especialistas brasileiras em Darwin, uma exposição "Charles Darwin: Evolução para todos!" apresenta a história da revolucionária teoria de Darwin e de como ela permeia a pesquisa realizada pelo Museu de Zoologia - uma referência Instituição mundial e pioneira na difusão da perspectiva científica e das idéias Evolutivas.

Dividida em módulos, a exposição reúne elementos de riqueza, como réplicas de fósseis de animais, ilustrações, fotografias, objetos diversos, mapas, livros, farta documentação, filmes, além de raridades e exemplares científicos pertencentes ao acervo do Museu, entre outros.

Um grupo de esqueletos que inclui Gorila Orangotango, homem eo chipanzé, recebe os visitantes com grandes um dos enigmas de nossa espécie: Somos "Quem nós?" Para responder esta questão e por que existem e já existiram tantas espécies de seres vivos no Planeta, o primeiro módulo confronta uma teoria evolutiva às explicações místicas que prevaleciam até o século XIX sobre a origem da vida, ilustrados por meio de diferentes mitos da criação, da tradição judaico-cristã, como relatado nenhum Gênesis, às Egípcias teorias e até de brasileiros índios Karajá.

A partir daí, o visitante começa a entrar no mundo de Darwin e compreender o poder explicativo da ciência e suas evidências, por meio de observações de uma série de Padrões da Natureza, com registros de base em fósseis, distribuição geográfica e não de desenvolvimento e plantas Animais.

A vida e obra de Darwin, Desde sua infância, sua viagem ao redor do mundo a bordo do HMS Beagle, até seus últimos anos em Londres estão retratados em um módulo repleto de curiosidades, entre elas, retratos, painéis ilustrativos, fac-símiles de documentos e anotações de Darwin sobre suas pesquisas, livros raros como a primeira edição em português da obra "A Origem das Espécies" (1859), espécimes e diversos objetos do acervo do Museu, como uma rara coleção de besouros, para ilustrar passagens biográficas e estudos de Darwin.

Nesta área, outro destaque é a representação do Porão do "HMS Beagle", celebrizado por navio Conduzir o então jovem naturalista Charles Darwin em sua expedição de quatro anos e nove meses ao redor do mundo, fundamental para o desenvolvimento de sua teoria sobre a evolução das espécies, que mudaria não apenas uma sua vida, como toda a história da Ciência. Nestes porões do navio cênicos, o visitante pode observar exemplares de animais, acondicionados em contêineres de madeira, das Nas mesmas espécies coletadas por Darwin.

Após o passeio pela trajetória de Darwin, uma curadoria instiga o público a mais uma reflexão, no painel curioso, "Equívocos - O que é uma teoria da evolução não é", respondendo questões contundentes, entre elas - somos uma espécie mais evoluída do planeta ?

No módulo intitulado "Evolução em Ação" A exposição relata como as pesquisas sobre biodiversidade do Museu se relacionam com uma teoria da evolução de Darwin.  Entre os destaques estão a diversidade e evolução das formigas, com impressionantes imagens captadas por microscópio eletrônico, que detalham seus aspectos morfológicos, como antenas ea presença de uma glândula no tórax, formas compartilhadas entre a 12,500 espécies de formigas conhecidas no mundo, todas descendentes de um ancestral comum.

Grupos de núcleos com moluscos, formas e tamanhos diferenciados ilustram o processo evolutivo adaptativo. Serpentes de diferentes áreas das Ilhas Galápagos como demonstram a atual seleção natural não colorido corporal dos indivíduos. A prossegue com uma observação Evolução das Aves e sua descendência dos dinossauros, entre outros exemplos.

 

 

Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo

Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga - São Paulo - SP

São Paulo - SP-Tel (11) 2065 - 8100 -- www.mz.usp.br

Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 17h

Ingresso: R $ 4,00 (grátis para visitantes menores de 6 anos e acima de 60, estudantes com carteira pagam meia-entrada)

 

Mais informações à imprensa: CLARA Comunicação

Tel: 5511-3667-9136, 3667-4065

E-mail: clara@claracomunicacao.com.br

 

 

 
Clique aqui para mais matérias sobre Arte Ciência e Cultura.

 

 





Copyright - Todos direitos reservados a Bella Paulicéia.