Home - Sobre - Newsletter - Contato - Anuncie - Comprar Fotos

www.belapauliceia.com.br - Tudo sobre São Paulo 

SP Economia Mundial Paulicéia Artes Ciência e Cultura Gastronomia Arquitetura

Busca:

  SP Economia Mundial

  Paulicéia

  Artes Ciências Cultura

  Gastronomia

  Arquitetura



 



  Institucional
  Fale Conosco
  Clima Tempo
  CET

Publicidade

A ITÁLIA DE NORBERTO BOBBIO - filme Anos Fantásticos
 

A Itália de Norberto Bobbio

 

Programação de cinema promove reflexão sobre temas fundamentais de nosso tempo para o pensador italiano

 

O filme Anos Fantásticos (1962), de Luigi Zampa, será exibido nesta quinta-feira (26), dentro da programação do Seminário A Itália entre a guerra e o pós-guerra, do neorealismo ao cinema de autor. O evento é promovido pelo Instituto Norberto Bobbio – Cultura, Democracia e Direitos Humanos.

 

Através de obras do cinema italiano e dos temas da história da Itália nelas tratados, no período enfocado, o seminário enseja a reflexão sobre as questões fundamentais de nosso tempo - democracia, direitos humanos e paz - segundo o pensamento de Bobbio, bem como revela o contexto histórico e social no qual foi engendrada a sua filosofia. O seminário  chega ao seu terceiro ciclo. Antes do filme de Zampa, foram exibidos Roma Cidade Aberta (1945), de Roberto Rossellini e A Marcha sobre Roma (1962), de Dino Risi. A exibição será precedida de exposição do professor Maurizio Russo, especialista em história italiana, história cultural e história do cinema. Depois da exibição, o especialista conduzirá debate sobre o filme.

 

Serviço:

“Anos Fantásticos” de Luigi Zampa, será exibido nesta quinta-feira (26)

Quinta-feira, 26, às 18:30hs, no Auditório da Câmara Ítalo-Brasileira, Av. Ipiranga, 344, Edifìcio Itália, Círcolo Italiano, 2º andar, Centro de S.Paulo.

As inscrições estão limitadas aos 70 lugares disponíveis. Para participar, basta enviar email para instituto@institutonorbertobobbio.org.br. A inscrição é gratuita e a confirmação será feita por e-mail.

 

Sinopse do filme

Inédito nos cinemas e locadoras, Anos Fantásticos é uma comédia de equívocos, que consegue reconstituir a vida na província meridional italiana durante o regime fascista. Um dos mais altos momentos da crítica ao fascismo no cinema italiano. Fazem parte do elenco: Nino Manfredi, Linda Sini, Gino Cervi, Michèlle Mercier, Gastone Moschin, Salvo Randone, Angela Luce.

O diretor Luigi Zampa representa o cinema italiano feito de obras primas escondidas, capaz de falar da realidade específica italiana, mas ao mesmo tempo de refletir sobre temas universais da vida.

 

Sobre Maurizio Russo – Especialista em história do cinema

Formado pela Universidade Frederico II de Nápoles, Itália, em letras e filosofia. Doutor em história contemporânea pela Universidade de Nancy 2, França. Especialista em história cultural e história do cinema, além de história italiana. Participou nas atividades pela paz da Comunidade de Santo Egidio de Roma. Colaborou com associações e ONGs em projetos pelo diálogo e a paz em San Salvador. Lecionou na França, Itália e América Central. Seus últimos trabalhos sobre o cinema foram a respeito de Pasolini; a visão política do cinema de horror e o cinema italiano entre o pós-guerra e os anos de chumbo.

Sobre o Instituto Norberto Bobbio – Cultura, Democracia e Direitos Humanos (http://www.institutonorbertobobbio.org.br):

O Instituto Norberto Bobbio é originário do Centro Estudos Norberto Bobbio,que foi criado em 2005 pelo então presidente da Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) Raymundo Magliano Filho. Ele tem como objetivo promover a cultura, os valores democráticos e os direitos humanos, com base nas  obras   do filósofo  Norberto Bobbio. Neste sentido, além de promover a pesquisa, estudos, publicação de suas obras, realiza  diversas ações tendentes  à  efetivação dos direitos humanos e  consolidação da democracia.O Instituto mantém parceria com o Centro di Studi Piero Gobetti, sediado em Torino, Itália, instituição responsável pelo legado acadêmico de Bobbio na Itália. 

 

 

 

G.P. Comunicação

Mariana Ferreira / Regina Tostes

Giovanna Picillo

Fone (11) 3129-5158

www.gpcom.com.br  

 

 

 
Clique aqui para mais matérias sobre Arte Ciência e Cultura.

 

 





Copyright - Todos direitos reservados a Bella Paulicéia.