Home - Sobre - Newsletter - Contato - Anuncie - Comprar Fotos

www.belapauliceia.com.br - Tudo sobre São Paulo 

SP Economia Mundial Paulicéia Artes Ciência e Cultura Gastronomia Arquitetura

Busca:

  SP Economia Mundial

  Paulicéia

  Artes Ciências Cultura

  Gastronomia

  Arquitetura



 



  Institucional
  Fale Conosco
  Clima Tempo
  CET

Publicidade

05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente
 

05 de Junho – Dia Mundial do Meio Ambiente

O problema da escassez de água é urgente. Especialista no assunto dá dicas de como economizar

Dia 05 de junho comemora-se o Dia do Meio Ambiente. Para quem não sabe, essa data foi instituída em 1972, a partir de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), conhecido como Conferência das Nações Unidas. Assuntos ambientais, que englobam o planeta estavam dentre os temas discutidos, como a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Esta conferência reuniu 113 países e 250 organizações não governamentais. Como resultado, foram criados vários documentos relacionados às questões ambientais, além de um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água, desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

Definitivamente, os desafios que temos são muitos. Se quisermos que as gerações futuras vivam sem risco, essa é a hora de começarmos a rever nossos hábitos de consumo, de termos atitudes conscientes, cumprir com o nosso papel de cidadão, seja não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis ou evitando sair de carro todos os dias. Além disso, o setor produtivo também precisa mudar o jeito que inclui os recursos naturais na sua cadeia.

Dentre todos, um dos problemas atuais que mais chama atenção e preocupa está relacionado à poluição das águas, além do consumo exagerado. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), de toda a água existente em nosso planeta, apenas 3% são de água doce – quantidade considerada insuficiente para toda a população. E o Brasil tem 11,6% de toda a água doce do planeta.

A situação é alarmante, mas parece que nós ainda não nos demos conta disso. O brasileiro desperdiça muito e gasta cerca de cinco vezes mais água do que o necessário. O nosso consumo é de cerca de 200 litros por dia por pessoa, sendo que a OMS recomenda que cada pessoa utilize apenas 40 litros por dia.

Segundo a ONU, para cada mil litros de água que são consumidos pelo homem, outros dez mil estão sendo poluídos ao mesmo tempo. Por isso, é necessário que cada um faça sua parte para utilizar esse recurso (finito) com sabedoria.

Para Sergio Belleza, gerente da Divisão de Tratamento de Águas da Argal Química, “programas de conscientização são necessários em curto prazo. O uso racional da água tem que ser visto como fator urgente e prioritário. Além disso, as empresas têm que estar atentas à implantação dos modernos sistemas de reuso de água”, finaliza o executivo.

Veja abaixo as dicas do especialista:

Ø      Não tome banhos demorados;

Ø      Feche a torneira ao escovar os dentes e ao fazer a barba;

Ø      Ao lavar a louça, ensaboe com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma só vez;

Ø      Fique de olho nos vazamentos e conserte-os logo;

Ø      Limpe a calçada e quintal com vassoura. Se precisar lavar, prefira o uso de baldes.

Sobre a empresa

A Argal Química é uma das mais tradicionais empresas do segmento de tratamento de águas e efluentes do Brasil. Oferece soluções que garantem às empresas um tratamento adequado de água, que pode gerar economia de 50% em custos ligados a sistemas geradores de vapor e resfriamento. O tratamento inadequado prejudica a troca térmica aumentando significativamente o consumo de energia ou combustível, para tal é necessário estabelecer um programa de tratamento de águas bem definido e bem monitorado.

Entre os procedimentos desenvolvidos pela Argal estão o Tratamento de Águas Industriais, Tratamento de Efluentes, Biotecnologia e Vernizes Gráficos.

Mais informações através do site www.argalquimica.com.br      

 

Miriam Matos / Ludmila Piatek

(11)2311.0494 / 2311.0484

(11)8259.3530

www.noticiaexpressa.com.br

 

 

 
Clique aqui para mais matérias sobre Arte Ciência e Cultura.

 

 





Copyright - Todos direitos reservados a Bella Paulicéia.