Home - Sobre - Newsletter - Contato - Anuncie - Comprar Fotos

www.belapauliceia.com.br - Tudo sobre São Paulo 

SP Economia Mundial Paulicéia Artes Ciência e Cultura Gastronomia Arquitetura

Busca:

  SP Economia Mundial

  Paulicéia

  Artes Ciências Cultura

  Gastronomia

  Arquitetura



 



  Institucional
  Fale Conosco
  Clima Tempo
  CET

Publicidade

Aziz Ab' Saber, Geógrafo e Professor - Personalidade
 

   

 

                                         Aziz N. Ab’Saber - Personalidade

Aziz Ab'Sáber

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Aziz Nacib Ab'Sáber (São Luís do Paraitinga, 24 de outubro de 1924) é um geógrafo e professor universitário paulista e brasileiro.

É um dos mais respeitados geomorfologistas do Brasil, sendo o primeiro a classificar o território brasileiro em domínios morfoclimáticos e a desenvolver a teoria dos refúgios seguindo a linha de pensamento da teoria da evolução das espécies, do biólogo inglês Charles Darwin.

Professor-emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, professor-honorário do Instituto de Estudos Avançados da mesma universidade, Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Ciência e Tecnologia de 1999, concedido pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, na categoria Ciências da Terra, Prêmio Jabuti de ciências humanas 2005, Presidente de Honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, é um intelectual engajado nas discussões sobre as questões ambientais no Brasil.

 

 

Vida e conhecimento

Aziz Nacib Ab’Saber nasceu na cidade paulista de São Luiz do Paraitinga, no dia 24 de outubro de 1924. Cursou o ginásio em Caçapava e Taubaté. Nessa época, já havia se encaminhado para as ciências humanas, porém, interessava-se mais por História do que por Geografia. “Não tive bons professores de Geografia. Acho que por isso mesmo esforcei-me para ser um pouquinho melhor”, brinca. Ab’Saber é muito querido por alunos e colegas de academia. Para comprovar, basta acompanhá-lo pelos corredores do IEA (Instituto de Pesquisas Avançadas) na Universidade de São Paulo, onde mantém seu trabalho como pesquisador.

A Universidade de São Paulo foi seu centro de formação. Ingressou nela em 1941, com apenas 17 anos, para cursar História e Geografia. “As disciplinas eram integradas até o segundo ano do

 

Fonte

www.drauziovarela.ig.com.br/ponto/aziz_vida.asp

 

 

 
Clique aqui para mais matérias sobre Paulicéia.

 

 





Copyright - Todos direitos reservados a Bella Paulicéia.