Home - Sobre - Newsletter - Contato - Anuncie - Comprar Fotos

www.belapauliceia.com.br - Tudo sobre São Paulo 

SP Economia Mundial Paulicéia Artes Ciência e Cultura Gastronomia Arquitetura

Busca:

  SP Economia Mundial

  Paulicéia

  Artes Ciências Cultura

  Gastronomia

  Arquitetura



 



  Institucional
  Fale Conosco
  Clima Tempo
  CET

Publicidade

"Rua Aspicuelta"
Êste nome curiosíssimo, não permite a ninguém adivinhar a origem, a não ser quem conhece a lingua espanhola.
 

                               

                                                      Rua Aspicuelta

 

Rua do Bairro de Pinheiros – região da Vila Madalena – está a 6 km da Pça. Sé

Inicia na  Rua Medeiros de Albuquerque ou na Rua Patápio Silva, com 6 quadras e seu término acontece junto à Rua Simão Álvares, com aproximadamente 1,2 km.

 

(site Bella Paulicéia)

 

 

Nome:

RUA ASPICUELTA

Distrito:

BUTANTÃ

Histórico:

No ano de 1937, através da Lei 3.650, este logradouro foi considerado oficial pela Prefeitura e teve o seu leito incorporado ao domínio público (em conjunto com as Ruas Fidalga, Girassol e Harmonia). Na citada Lei, uma curiosidade: a Rua Aspicuelta é citada com a denominação de "Haspica". Em 1948 (Lei 3.694) a sua denominação já é citada corretamente como "Aspicuelta". Durante um curto período (no ano de 1940), ela foi conhecida também como "Rua Aspicuelta Navarro". A homenagem refere-se ao padre jesuíta João de Aspicuelta Navarro que, em companhia dos padres Leonardo Nunes, Antonio Pires e os irmãos Diogo Jacome e Vicente Rodrigues, integrou o grupo chefiado por Manuel da Nóbrega que veio ao Brasil na expedição colonizadora de Tomé de Souza. Saindo de Lisboa a 01/02/1549, chegou ao Brasil a 29/03/1550. Aspicuelta Navarro foi enviado para Porto Seguro, onde estavam os melhores intérpretes da língua Tupi, como escreveu o historiador Varnhagem. Navarro aprendeu a língua da terra com facilidade por ser conhecedor do Euskara. Em carat de 28 de maio de 1550, ele informou já ter traduzido a "Criação do Mundo", a "Crença" e os demais artigos da fé e outras orações, especialmente o "Padre Nosso". Aspicuelta Navarro faleceu no dia 30 de abril de 1557. OBS: Para este logradouro existem os seguintes processos de registro do nome e do leito: 52.385 de 1940 (citada como "Aspicuelta Navarro"), 22.635 de 1941, 61.637 de 1943, 83.177 de 1943, 50.476 de 1944, 83.177 de 1944, 89.292 de 1945, e 90.444 de 1946.

 

fonte = WWW.dicionárioderua.com.br

 

Rio Cachoeira (Bahia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Foi em 1553 que tiveram início as explorações nas margens do Cachoeira. Apenas uma parte, a que era navegável, ou seja o trecho entre Ilhéus e Banco da Vitória era conhecido e explorado.

A incumbência de exploração e catequese nas margens do Cachoeira coube ao Padre Manoel da Nóbrega, juntamente com os catequistas Francisco Pires, Aspicuelta Navarro, Manoel Chaves e outros. Os trabalhos dos jesuítas se desenvolveram mais para as regiões de Porto Seguro, Itacaré, "Boipeba", Cairú e Canavieiras, mas alguns deles se ocuparam dos índios que viviam nas margens do rio, no seu referido trecho navegável. Mais tarde, 1570, durante a época das "bandeiras", uma dessas expedições chefiada por Martins Carvalho, penetrou pelas margens do rio indo até um ponto além do Banco da Vitória.

                   

 
Clique aqui para mais matérias sobre Paulicéia.

 

 





Copyright - Todos direitos reservados a Bella Paulicéia.